Índice geral Mundo
Mundo
Texto Anterior | Índice | Comunicar Erros

Hollywood entra na campanha com filme contra Mitt Romney

Documentário bancado por grupo ligado a Gingrich será usado na Carolina do Sul

DAVID CARR
DO “NEW YORK TIMES”

Hollywood entrou cedo na corrida presidencial de 2012, pelo improvável caminho de "When Mitt Romney Came to Town", um documentário de ataque ao republicano que começa pela palavra "capitalismo" e termina com um grito de guerra sobre a "cobiça de Wall Street".

Ao assistir ao filme, minha expectativa era a de que Michael Moore, o diretor de "Roger & Eu" e "Tiros em Columbine", surgiria na tela para enfatizar a mensagem.

Moore mesmo teve expectativa parecida, ainda que o filme tenha sido financiado por simpatizantes da candidatura de Newt Gingrich.

A política costuma procurar inspiração em Hollywood -vide o tributo a Ronald Reagan, inspirado nos filmes de Frank Capra, filmado para a convenção republicana de 1984, ou "The Man from Hope", a fábula sobre o triunfo do espírito humano criada pelo produtor televisivo Harry Thomason para a campanha de Bill Clinton em 1992.

Mas "When Mitt Romney Came to Town" toma de empréstimo um roteiro diferente: o do documentário-denúncia. O filme mostra pessoas reais, falando diretamente para a câmera, imagens de origens diversas e tomadas que mostram fábricas abandonadas, cercadas por áreas de estacionamento desertas, para imputar a Romney a responsabilidade pela destruição de muitos postos de trabalho.

Por meio de documentários jornalísticos de diretores como Alex Gibney ou das produções mais politizadas de Moore, o público aprendeu a acreditar que, ao assistir um documentário, estará descobrindo a verdade que existe por trás de alguma coisa. "When Mitt Romney Came to Town" causa essa impressão de uma história extraída das manchetes, unindo técnicas hollywoodianas a um script escabroso.

O filme -realizado por Barry Bennett, um comunicador do Partido Republicano- foi rapidamente decomposto em forma de trailers ao estilo de Hollywood e colocado na internet para distribuição. Financiado por Sheldon Adeson, um magnata dos cassinos, o comitê de ação política Winning Our Future, que apóia Gingrich, adquiriu o documentário e um horário para exibi-lo na TV.

"When Mitt Romney Came to Town" provavelmente terá exibição limitada e apenas na Carolina do Sul, mas pode apostar que outras campanhas e comitês de ação política estão estudando seu desempenho de perto. E sem dúvida haverá uma forte continuação democrata, ou diversas delas, caso Romney conquiste a indicação.

Tradução de PAULO MIGLIACCI

Texto Anterior | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.