Índice geral Mundo
Mundo
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

O texto abaixo contém um Erramos, clique aqui para conferir a correção na versão eletrônica da Folha de S.Paulo

ilustrada em cima da hora

"Tropa de Elite 2" está fora da disputa ao Oscar

Longa do cineasta José Padinha não conseguiu ficar entre os semifinalistas

Indicados ao prêmio serão conhecidos no próximo dia 24; cerimônia ocorre no dia 26 de fevereiro

DE SÃO PAULO

O filme "Tropa de Elite 2" ficou fora dos pré-selecionados pela Academia de Hollywood para disputar uma indicação ao Oscar de melhor filme estrangeiro.

A lista dos nove filmes escolhidos para continuar na disputa pela estatueta foi divulgada pela Academia ontem. Há películas de Israel, Bélgica, Canadá, Dinamarca, Alemanha, Irã, Marrocos, Polônia e Taiwan.

Os cinco indicados da categoria serão conhecidos com os demais finalistas do prêmio no próximo dia 24. A cerimônia será realizada no dia 26 de fevereiro.

REPRESENTANTES

O longa do cineasta José Padilha foi escolhido pelo Brasil em setembro do ano passado para representar o país na categoria.

O último filme brasileiro a chegar entre os nove semifinalistas foi "O Ano em que Meus Pais Saíram de Férias", de Cao Hamburger, em 2008.

"Central do Brasil" conseguiu ser indicado em 1999, mas perdeu a disputa para o italiano "A Vida É Bela".

Ao todo, 63 filmes foram indicados por seus países para concorrer na categoria.

CONTINUAÇÃO

De acordo com críticos, um dos principais desafios de "Tropa 2" era superar o preconceito que a Academia hollywoodiana sempre mostrou contra as sequências cinematográficas.

Apesar disso, os produtores do longa estavam otimistas devido à boa recepção que o filme teve em festivais internacionais. No fim do ano passado, "Tropa de Elite 2" foi eleito um dos cinco melhores filmes estrangeiros nos EUA pelo "National Board of Review", o que deu ânimo extra aos produtores.

Em novembro de 2011, porém, o filme foi desclassificado do Globo de Ouro porque sua data de estreia desobedecia aos limites impostos.

Na época, o produtor do filme, Marcos Prado, afirmou: "A gente não quer ganhar o Globo de Ouro. A gente só pensa em ganhar o Oscar".

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.