Índice geral Mundo
Mundo
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Foco

Brasileiras planejam se casar com os 'discretos' haitianos

KÁTIA BRASIL
DE MANAUS

Vestidos com "elegância" e "discretos" para namorar, haitianos que se instalaram no Norte do país para tentar a vida conquistaram o coração de brasileiras, que já planejam casamento com os imigrantes.

A cantora e artista plástica Yvana de Lima, 51, oficializou o noivado com o mecânico haitiano Nothon Ridoro, 31, há três semanas. Depois de dez meses de namoro, ele a pediu em casamento. "Eu aceitei. O homem haitiano tem uma personalidade forte. São altos, bonitos e cheirosos. Tratam a mulher muito bem", diz Yvana, que é divorciada, tem dois filhos e uma neta.

Yvana estranhou o comportamento do noivo em público. "Ele não gosta de beijar e abraçar em público, mas vou mudar isso, eu gosto de beijar em qualquer lugar."

Empregado em uma empresa de material de construção, Ridoro diz, em espanhol fluente, que só está esperando o visto de permanência para se casar no civil e na igreja.

"No Brasil encontrei Yvana e senti uma alegria no coração. Por isso quero casar", diz o mecânico, que chegou ao país em março de 2010.

A balconista Maria Raimunda Ferreira Moris, 57, também já prepara o casamento. Há cinco meses, ela namora o soldador Darling Joseph, 30.

Os dois se conheceram em um curso de computação e querem usar a renda conjunta de R$ 1.500 para alugar uma casa. Divorciada e avó de cinco crianças, ela diz que tem apoio da família ao relacionamento. "Meus filhos me dizem: 'mãe, vai ser feliz!'"

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.