Índice geral Mundo
Mundo
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Vitórias dão novo impulso a conservador

Ex-senador Santorum aumenta arrecadação após surpreendente sucesso em primárias de três Estados dos EUA

Sucesso põe em alerta a campanha de Romney, ainda favorito para ser candidato republicano a presidente dos EUA

VERENA FORNETTI
ENVIADA ESPECIAL A DENVER

O ultraconservador Rick Santorum obteve resultado surpreendente na corrida republicana pela candidatura à Presidência e venceu em três Estados de uma vez.

Anteontem, o ex-senador conquistou maioria no Colorado, onde o ex-governador Mitt Romney era favorito, em Minnesota e no Missouri (nesse Estado, a divisão de delegados é independente do resultado da terça-feira).

Com os resultados, acumula quatro vitórias na temporada de prévias e supera Romney, que venceu três.

Em número de delegados a serem enviados para a convenção nacional, que oficializará o candidato do partido, o ex-governador de Massachusetts permanece na liderança, com 95 confirmados, segundo a CNN.

É preciso ter 1.144 delegados para receber a indicação republicana.

As vitórias impulsionaram a campanha de Santorum. Ontem, ele declarou que nunca arrecadou tanto dinheiro de uma vez: US$ 250 mil só na noite de terça-feira. Entre os candidatos republicanos, ele é o que tem menos dinheiro para gastar na campanha.

"O conservadorismo está vivo", disse Santorum, ao comemorar as vitórias. "Quero provar que sou a alternativa conservadora que os republicanos desejam."

REAL CONSERVADOR

O ex-senador tem reforçado o discurso de que é o "verdadeiro conservador", pois representaria melhor ideais como a condenação ao aborto e a defesa do modelo tradicional de família. Ele gerou controvérsia ao dizer que o casamento gay vai levar "à queda" dos EUA.

O discurso mira a parcela do eleitorado republicano que considera Romney tão liberal quanto Barack Obama ou que condena o passado de Gingrich, envolto em acusações de lobby e relações amorosas fora do casamento.

A estratégia tem apelo em Estados conservadores, mas pouca aderência em lugares que valorizam mais o conservadorismo fiscal que o social.

Em New Hampshire, por exemplo, onde Romney venceu, a defesa do Estado mínimo é mais convincente que o apoio a valores religiosos.

Analistas políticos começam a cogitar um impasse nas diferentes regiões do país, com Gingrich em vantagem nos Estados do Sul, com perfil conservador, como o Texas, e liderança de Santorum no Meio-Oeste. Romney teria mais chances no Nordeste.

A analista Karlyn Bowman, do American Enterprise Institute, destaca que as vitórias de Romney aumentaram as pressões sobre os rivais.

"O triunfo de Santorum colocou a campanha de Romney em alerta e pôs em dúvida a ideia de que Gingrich pode ser indicado."

Santorum começou ontem agenda intensa de campanha, mirando conservadores (como líderes religiosos e simpatizantes do ultraconservador Tea Party) no Texas. Disse que investirá nos Estados que votarão em 6 de março, quando haverá 11 prévias simultâneas.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.