Índice geral Mundo
Mundo
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

China exige identificação em microblogs

Usuários terão de se registrar com nome real, sob pena de não poderem escrever posts

FABIANO MAISONNAVE
DE PEQUIM

Microblogueiros chineses estarão proibidos de escrever ou retuitar posts caso não se registrem com seu nome real até o dia 16 de março.

O prazo, anunciado anteontem, regulamenta uma controvertida tentativa do governo de controlar melhor a internet do país, com mais de 500 milhões de usuários.

A medida foi anunciada anteontem pelo Escritório de Informação da Internet de Pequim e vale para os sites de microblog (weibo, em mandarim) com sede na capital chinesa -três dos quatro maiores do país. O Twitter é bloqueado na China, assim como Facebook e YouTube.

Os usuários que não se registrarem até a data-limite não terão a conta cancelada, mas só poderão ler os posts.

A decisão de exigir nomes verdadeiros foi tomada em outubro, durante o Congresso do Partido Comunista. A exigência só vem sendo imposta a novos usuários.

Cerca de 320 milhões de chineses têm microblogs, que, nos últimos anos, se tornaram a principal plataforma da opinião pública do país.

"A necessidade do registro de uma identidade real cria a possibilidade de vigia do governo sobre certos indivíduos. É como a virtualização da prisão domiciliar para dissidentes e críticos", afirma a mestranda gaúcha Fernanda Morena, da Universidade do Povo, onde estuda um dos microblogs, o Sina Weibo.

"Mas é preciso também entender que o weibo é pouquíssimo usado como forma de protesto ou organização de ativismo político. Os assuntos mais comentados e retuitados são sobre personalidades, humor ou questões sociais como a recente alta do preço do diesel", afirma.

O governo chinês já mantém uma rigorosa vigia nos microblogs. Um dos recursos mais usados é o bloqueio de termos "sensíveis", como o nome do ativista Liu Xiaobo, condenado a 11 de prisão e Nobel da Paz de 2010.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.