Índice geral Mundo
Mundo
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Oposição escolhe Capriles para ser o rival de Chávez

Inéditas no país, primárias para definir o oponente do governo superam expectativas

FLÁVIA MARREIRO
ENVIADA ESPECIAL A CARACAS

Henrique Capriles Radonski, 39, governador do Estado de Miranda, venceu neste domingo as inéditas primárias da oposição na Venezuela e enfrentará Hugo Chávez nas eleições presidenciais de 7 de outubro.

Filiado ao centro-direitista Primeiro Justiça, Capriles, pertencente a duas tradicionais famílias de empresários, será o candidato da MUD (Mesa de Unidade), a coalizão oposicionista que reúne quase 20 legendas.

Não houve surpresas. O governador do segundo Estado mais populoso da Venezuela, favorito em todas as pesquisas de opinião, obteve 1,8 milhão (62%) dos 2,9 milhões de votos -participação que superou as expectativas.

Não houve incidentes graves durante a jornada, organizada pelo CNE (Conselho Nacional Eleitoral) e contou com o tradicional esquema de segurança das Forças Armadas. Os militares, sob críticas da oposição, e o órgão eleitoral, controlado por simpáticos ao chavismo, foram elogiados pelos opositores.

Em muitos centros em Caracas e no interior houve longas filas. Um dos motivos foi a redução do número de locais de votação: de 12 mil para 3,7 mil.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.