Índice geral Mundo
Mundo
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

"Como nós vamos sobreviver?", pergunta aposentado de 77 anos

DO ENVIADO A ATENAS

Enquanto bombeiros continuavam a lidar com a destruição do cinema Attikon, um prédio neoclássico do fim do século 19 incendiado durante os protestos em Atenas no domingo, Paul Panagopoulos, 77, contava suas recordações do lugar.

"Eu costumava assistir a filmes no Attikon durante a infância, vim muito aqui com meu pai. O presidente da 20th Century Fox Spyros Skouras foi por muito tempo o proprietário do Attikon. Se o local fechar, ficarei muito triste", diz Panagoupoulos.

Ele conta que, durante a ocupação de Atenas pelos nazistas na Segunda Guerra, entre 1941 e 1944, o cinema exibia apenas filmes alemães. Nos anos seguintes, assistiu a muitos filmes americanos.

Panagopoulos também mostrou à Folha que, a poucos metros do Attikon, outro cinema histórico foi atacado.

O Asti, que sofreu em menor escala, é um cinema subterrâneo que, durante a ocupação, serviu como prisão para o regime nazista.

Panagopoulos, aos dez anos, estava com o pai na praça Sintagma no dia 18 de outubro de 1944, quando George Papandreou, avô do político atual de mesmo nome, discursou à nação como primeiro-ministro.

Para ele, a crise atual ficará ainda pior, e o país não sobreviverá se continuar na União Europeia. "Os preços no mercado sobem cada vez mais, e mesmo assim reduzirão minha pensão. Como nós vamos sobreviver?"

(RR)

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.