Índice geral Mundo
Mundo
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Irmãos Taviani vencem Festival de Berlim

Italianos levam Urso de Ouro com filme sobre presos que montam peça de Shakespeare

FABIO CYPRIANO
ENVIADO ESPECIAL A BERLIM

Os jurados internacionais do 62º Festival de Berlim concederam o Urso de Ouro, o grande prêmio do evento, para a dupla italiana Paolo e Vittorio Taviani pelo longa "Cesar Deve Morrer".

Num festival marcado por produções altamente politizadas, o júri, presidido pelo diretor britânico Mike Leigh, optou por uma obra que mistura carga social com um uso da linguagem cinematográfica de forma experimental.

"Com esse filme, espero que todo espectador tenha a consciência de que, mesmo aqueles condenados à prisão perpétua, são figuras humanas e podem interpretar Shakespeare", disse Paolo Taviani na entrega solene do prêmio, ontem à noite.

"Tabu", filme português em coprodução com Brasil, Alemanha e França, recebeu o Prêmio Alfred Bauer, por seu "trabalho de inovação particular".

"Estou surpreso com o prêmio, porque acho que meu filme devia ser considerado tradicional", ironizou o diretor Miguel Gomes, que já havia vencido na sexta o Fipresci (prêmio da crítica).

"Tabu", inteiramente filmado em preto e branco, tem parte dele feito como se fosse cinema mudo.

O segundo grande prêmio do júri, o Urso de Prata, foi entregue para o diretor húngaro Bence Fliegauf por "Just the Wind" (apenas o vento), sobre o extermínio de ciganos na Hungria.

Outro favorito do evento, o ótimo "Barbara", que retrata tentativas de fuga na extinta Alemanha Oriental, rendeu ao seu diretor, Christian Petzold, o Urso de Prata de melhor direção.

As demais premiações seguiram o caráter político do festival: a atriz congolesa Rachel Mwanza recebeu o Urso de Prata de melhor atriz por sua atuação em "Rebelle" (rebelde) e o dinamarquês Mikkel Boe Folsgaard venceu como ator por "A Royal Affaire" (um caso real).

Ursula Meier, diretora de "Sister" (irmã), recebeu um inesperado Urso.

Seu filme, sobre um adolescente solitário que sustenta a irmã roubando numa estação de esqui, recebeu uma menção especial de direção, acrescentando um Urso à lista de troféus.

"Numa seleção tão rica, com tantos filmes que mereciam prêmios, achei que devíamos conceder uma menção para este", disse Leigh.

O jornalista FABIO CYPRIANO se hospedou a convite do festival.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.