Índice geral Mundo
Mundo
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Chávez diz que passará por nova cirurgia

Na TV, presidente venezuelano revelou que uma 'lesão' de dois centímetros foi diagnosticada no local do tumor

A operação ainda não tem data para acontecer, e Chávez voltou a negar que esteja com metástase

SYLVIA COLOMBO
DE BUENOS AIRES

O presidente venezuelano Hugo Chávez anunciou ontem que será submetido a mais uma operação em Cuba, por conta de uma "nova lesão" detectada em exame realizado em Havana no último fim de semana.

Chávez informou sobre o novo procedimento depois de dar um discurso de mais de duas horas à TV, em Barinas, seu Estado-natal.

Disse que a "lesão" (que não quis chamar de tumor) mede dois centímetros e teria aparecido no mesmo lugar onde havia sido detectado um tumor maligno em junho do ano passado.

O anúncio da nova cirurgia surge em uma semana em que muito se falou da saúde do venezuelano. Jornais internacionais e redes sociais reproduziram a informação de que Chávez tinha metástase e que viveria no máximo mais um ano.

Sua viagem repentina à Cuba, sem dar explicações, aumentou as especulações.

O momento é delicado também porque estão sendo definidas as candidaturas à próxima eleição presidencial, em outubro, para a qual o presidente já é pré-candidato. Na semana passada, o advogado Henrique Capriles Radonski foi escolhido pela oposição para enfrentar Chávez.

Durante o discurso, o presidente frisou que queria ser transparente sobre seu estado de saúde diante das informações que circulam na rede. Até aqui, o mandatário foi muito criticado devido à falta de precisão dos dados sobre sua real condição.

Declarou que a nova operação, a ser realizada "nos próximos dias", deverá ser "mais simples" que a anterior. E que depois "se verificará se tem relação com o tumor anterior ou não e com base nisso informaremos o que acontecerá em seguida".

Disse também que sabe que "muita gente" quer que ele morra, mas que a informação sobre a metástase é falsa. "Eu não estou morrendo", repetiu, e pediu desculpas ao povo venezuelano. "Sou um ser humano e estou com um câncer. Mas estou em boas condições físicas para seguir lutando pela vida."

Com agências de notícias

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.