Índice geral Mundo
Mundo
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Centro de estudos dos EUA pede audiência com presidente Dilma

Delegação de 19 acadêmicos e executivos chega ao Brasil amanhã

DO RIO

Uma delegação de 19 executivos e acadêmicos reunidos pelo CFR (Council on Foreign Relations), centro de estudos influente na política externa americana, chega amanhã ao Brasil para uma visita de uma semana.

O grupo pediu audiência em Brasília com a presidente Dilma Rousseff, que viaja aos EUA em abril. Também vai a São Paulo e ao Rio, para discutir negócios, ambiente, inovação e política social. Os encontros serão fechados.

O país foi escolhido para o que Julia Sweig, diretora da Iniciativa Brasil Global do CFR, chama de "viagem anual de aprendizado", que já incluiu Índia, Vietnã e Egito. "É importante que os EUA e seus cidadãos influentes entendam como o Brasil se vê, suas motivações."

Em São Paulo, haverá um debate sobre o relatório do CFR que defendeu que os EUA apoiem a candidatura brasileira ao Conselho de Segurança das Nações Unidas.

Para Sweig, o "tom" da relação está "menos tenso" do que no fim do governo Lula, marcado pela divergência sobre o Irã, mesmo com os novos desencontros sobre Líbia e Síria. "Se você perguntar por que o Brasil não é a Índia no pensamento estratégico dos EUA, direi que não sei se o Brasil quer se tornar uma Índia. A interação atual pode satisfazer os dois países."

(CLAUDIA ANTUNES)

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.