Índice geral Mundo
Mundo
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Navio 'irmão' do Costa Concordia está à deriva no Índico

Embarcação parou em região de piratas com mil pessoas a bordo, incluindo 2 brasileiros; primeiro resgate chegou

DE SÃO PAULO

Um navio da italiana Costa Cruzeiros, proprietária do Costa Concordia, que naufragou em janeiro, está à deriva com 1.049 pessoas a bordo no Oceano Índico.

Entre os 636 passageiros, estão dois brasileiros. A maioria é italiana e francesa.

Na noite de ontem, um grande navio pesqueiro de bandeira francesa que estava próximo já chegou ao local -a cerca de 320 quilômetros a sudoeste das ilhas Seychelles. O resgate será iniciado pela manhã, segundo a empresa.

Não se sabe ainda quantas pessoas poderão entrar na primeira embarcação. A previsão é que dois rebocadores, dois navios mercantes e um outro pesqueiro cheguem ao local até a tarde de hoje.

O Costa Allegra parou em uma região com grande incidência de ataques de piratas, após um incêndio na sala de geradores na manhã de ontem. Segundo a empresa, ninguém ficou ferido e o fogo foi logo controlado.

"O navio está sendo empurrado pela correnteza. Está estável e reto", disse Giorgio Moretti, diretor de operações náuticas da Costa Cruzeiros.

Segundo Moretti, o alarme foi logo acionado.

O incêndio, no entanto, danificou o sistema elétrico, deixando os passageiros sem luz e ar-condicionado.

Os geradores garantem luz apenas para a cabine de comando e o funcionamento dos rádios. Todos estão sendo mantidos em áreas comuns do navio.

Havia a preocupação com um possível ataque pirata ao navio durante a noite, que está próximo à costa da Tanzânia. A empresa, contudo, disse que há uma "equipe militar" a bordo preparada para esse tipo de ataque.

"Se os piratas atacarem, os homens armados a bordo responderão. Mas, até onde eu sei, nenhum pirata foi avistado na região", disse a porta-voz da presidência das Seychelles, Srdjana Janosevic.

O barco partiu da baía de Diego Suárez, em Madagascar, no sábado, e deveria chegar hoje ao porto de Victoria, nas Seychelles.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.