Índice geral Mundo
Mundo
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Resultado inicial mostra derrota de Ahmadinejad

SAMY ADGHIRNI
DE TEERÃ

O novo Parlamento iraniano será ainda mais conservador e mais alinhado ao líder supremo Ali Khamenei, segundo resultados preliminares do pleito legislativo da última sexta-feira divulgados ontem pela mídia estatal.

Caso seja confirmada, a esperada vitória da frente de candidatos linha-dura enfraquecerá o presidente Mahmoud Ahmadinejad diante de Khamenei na luta que os dois homens travam há anos na cúpula do regime.

Na corrida pelas 290 cadeiras do Parlamento unicameral, 197 vencedores haviam sido declarados até a conclusão desta edição.

Ao menos 102 são deputados que apoiam Khamenei na disputa com Ahmadinejad, alimentada por divergências sobre a nomeação de cargos, restrições morais e negociação com o Ocidente.

Entres os vencedores mais proeminentes estão o presidente do Parlamento, Ali Larijani, e Gholam Ali Haddad Adel, cuja filha é casada com o filho de Khamenei.

O novo Parlamento terá ainda seis eleitos independentes também contrários a Ahmadinejad. As demais 89 cadeiras já definidas estão divididas entre centristas e simpatizantes do presidente.

A eleição ocorreu sem a participação de líderes reformistas, amordaçados ou impedidos de concorrer.

A mídia estatal diz que a participação foi de 65%, o que corresponde à expectativa do regime. O resultado das urnas e a participação não podem ser verificados de forma independente.

Com a vitória de seus partidários no Parlamento, Khamenei consolida poder e pavimenta o caminho para impor sua retórica confrontativa na política externa. Apesar do tom de provocação, Ahmadinejad é tido como mais propenso à negociação.

Especula-se que Khamenei usará o controle sobre o Estado para impor seu candidato, ainda indefinido, na eleição presidencial de 2013 -Ahmadinejad não concorrerá por já ter sido reeleito.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.