Índice geral Mundo
Mundo
Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Romney vence, mas rivais mostram força

Ex-governador ganha ao menos 4 prévias na "superterça"; Santorum vence 3 e provoca disputa acirrada em Ohio

Cenário deve prorrogar a corrida dentro do partido para disputar contra Obama; Gingrich vence na Geórgia

Emmanuel Dunand/France Presse
O pré-candidato republicano Mitt Romney discursa para simpatizantes em Boston após vencer em três primárias
O pré-candidato republicano Mitt Romney discursa para simpatizantes em Boston após vencer em três primárias

LUCIANA COELHO
ENVIADA ESPECIAL A BOSTON

Mitt Romney, favorito para conquistar a candidatura da oposição à Presidência dos EUA, conseguiu ontem pelo menos quatro vitórias na "superterça", quando dez Estados votaram nas prévias do Partido Republicano, e abriu distância dos rivais em número de delegados à convenção.

Mas em novo sinal de que o eleitorado mais à direita o rejeita, o ex-governador de Massachusetts, moderado, perdeu nos três grandes Estados conservadores do sul: em Oklahoma e Tennessee para o ex-senador ultraconservador Rick Santorum e na Geórgia para o ex-presidente da Câmara Newt Gingrich.

Além disso, Santorum, seu principal rival, levou também Dakota do Norte.

Em Ohio, Estado mais importante da noite, a disputa com Santorum foi acirrada. Até as 2h de hoje, com 95% dos votos apurados, Romney tinha 38% e o rival, 37%.

Os resultados dão ímpeto a Santorum e Gingrich para seguir com a campanha. Isso não inibiu Romney, porém, de fazer um discurso centrado no presidente Barack Obama e de promover sua maior "festa da vitória" até agora, festejando as conquistas de Virgínia, Massachusetts, Vermont e Idaho.

"Nesta noite, demos outro passo para restabelecer nosso futuro. Amanhã começará tudo de novo. Mas vamos vencer", declarou em um hotel de luxo em Boston, capital do Estado que governou.

"Estou pronto para liderar nosso partido e conduzir nosso país para a prosperidade", afirmou, aludindo à fragmentação que tomou a oposição nesta campanha.

OHIO

O Estado mais cobiçado da noite, Ohio, travava contudo sua prévia republicana mais acirrada desde 1972. Como Ohio é retalhado em áreas centristas, conservadoras e progressistas, era impossível projetar o resultado, mesmo com 95% dos votos apurados.

Santorum escolheu o Estado para discursar, ao lado da mãe e dos sogros em Steubenville, e também ecoou a divisão: "Vamos perder uns, vamos vencer outros, mas parece que vamos conquistar todo o miolo do país".

Vencer ali era crucial para o ultraconservador -que liderou as pesquisas por semanas- provar ao eleitorado que não morre na praia.

O peso de Ohio vai além das 66 cadeiras que tem na convenção partidária, onde o candidato é escolhido, em agosto: é um "Estado-pêndulo" (cuja preferência partidária varia a cada eleição), com perfil populacional e econômico que refletem o país.

Mas, como visto pela Folha ontem em seções eleitorais da capital, Columbus, o comparecimento era modesto e o clima, de desânimo.

Com a apuração em curso, Romney somava 289 dos 1.144 "delegados" necessários para vencer.

Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.