Índice geral Mundo
Mundo
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Em gesto raro, aiatolá elogia fala de Barack Obama

DE TEERÃ

O aiatolá Ali Khamenei fez ontem um raro elogio ao presidente americano, Barack Obama, por privilegiar a diplomacia no impasse do programa nuclear iraniano.

"Dois dias atrás, ouvimos o presidente da América dizer: 'não pensamos em guerra contra o Irã'. Isto é bom. Muito bom. São palavras sábias. É uma saída da ilusão [da guerra]", afirmou, durante discurso em Teerã.

O líder supremo se referia a declarações nas quais Obama disse que havia uma "janela de oportunidade" para uma solução negociada e criticou correntes que pedem um ataque ao Irã.

O tom que geralmente predomina na retórica do Irã acerca do governo dos EUA é de hostilidade aberta desde a ruptura entre os países, há 32 anos.

Mas o líder supremo também criticou Obama por "ainda cultivar a ilusão" de que sanções econômicas levarão o Irã a suspender seu programa nuclear, suspeito de ter fins militares -algo que Teerã nega.

As declarações podem ser vistas como um reflexo da confiança adquirida por Khamenei após a eleição legislativa da semana passada.

Mesmo sem a presença de líderes oposicionistas, amordaçados ou impedidos de concorrer, o pleito teve participação de 65%

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.