Índice geral Mundo
Mundo
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

O texto abaixo contém um Erramos, clique aqui para conferir a correção na versão eletrônica da Folha de S.Paulo.

Liderança de Romney será testada no sul conservador

Na corrida republicana à Presidência dos EUA, Alabama e Mississippi votam hoje

LUCIANA COELHO
DE WASHINGTON

Os republicanos voltam às urnas hoje, quando três Estados votarão nas prévias para escolher o candidato do partido à Presidência dos EUA, em um teste para o favorito Mitt Romney entre os sulistas conservadores.

O desempenho do ex-governador de Massachusetts no Mississippi e no Alabama dará pistas de quanto o eleitor mais à direita foi persuadido por sua vitória morna na "superterça" (quando dez Estados votaram juntos, dia 6 de março).

As pesquisas estão emboladas. Os dois Estados distribuem seus "delegados" (votantes na convenção partidária que elegerá o candidato, em agosto) de forma proporcional -o Alabama tem direito a 50, e o Mississippi, a 40.

Por isso, mesmo que Romney vença, ele não deve alargar significativamente a vantagem sobre seu maior rival, Rick Santorum -429 "delegados" ante 201, de 1.144 necessários para vencer.

Mas é o ex-presidente da Câmara Newt Gingrich, terceiro nas pesquisas nacionais, que aparece à frente nos dois Estados, embora a margem seja de empate técnico com Romney e Santorum no Alabama e com Romney no Mississippi.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.