Índice geral Mundo
Mundo
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Igreja tem perfil empreendedor e técnica de corporação

DA ENVIADA A UTAH

As latas de pêssego em calda trazem a marca "Deseret". As bandejas de carne também. Assim como o molho, o pão, os biscoitos, o leite.

Uma loja mórmon (há 42) dá pistas da mentalidade que fez da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias uma organização bem-sucedida e de sua máxima: "Ajudemos as pessoas a se ajudarem".

"Deseret" é um nome bíblico de uma de abelha apreciada pela engenhosidade. Estampa produtos alimentícios (cultivados, processados e vendidos ou doados pela igreja), livros, móveis e lojas de roupas de segunda mão.

Mantida pelo dízimo (10% da renda líquida, que todo mórmon ativo paga), a igreja opera, de certa forma, como uma corporação eficiente.

Há um forte componente religioso, claro, e muito da organização vem da disciplina rígida incutida nos jovens missionários. Stephen Allen, diretor administrativo do serviço, gosta de dizer que "é impressionante a mudança que se opera em dois anos".

Mas há também um pragmatismo econômico, em parte derivado do fato de a liderança eclesiástica, que é laica e rotativa, muitas vezes vir do mundo dos negócios.

O aspirante republicano à Casa Branca Mitt Romney, executivo do setor financeiro, serviu por 20 anos como líder local (bispo) e regional da igreja em Massachusetts.

A Deseret Industries se ampara em voluntários e associados, que trocam trabalho por produtos e ajuda financeira ou salário mínimo.

"O trabalho de assistência na igreja é para ajudar as pessoas a se ajudarem", afirma Rick Foster, diretor do Welfare Square (a praça do bem-estar em Salt Lake City).

"Em vez de fazermos tudo para elas, permitimos que trabalhem até o ponto que sua capacidade permite." Por isso, quem recebe ajuda (de dinheiro para o celular a comida) firma um plano com o bispo local para tentar deixar o sistema em até seis meses.

(LC)

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.