Índice geral Mundo
Mundo
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Três morrem em velório do papa egípcio

DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

Ao menos três pessoas morreram asfixiadas e 40 ficaram feridas, em meio à multidão que compareceu ao velório do papa Shenouda 3º da Alexandria.

Shenouda 3º chefiou a Igreja Ortodoxa do Egito por quatro décadas e morreu anteontem, aos 88.

O funcionário da igreja Anba Younnes disse que os três morreram dentro da catedral Abbasiya, no Cairo, onde foi instalada uma câmara com o corpo do papa Shenouda 3º.

Outras 40 pessoas ficaram feridas e as agências de notícias registraram episódios de desmaios dentro e fora da catedral.

Quase não havia presença policial e voluntários ligados à catedral eram os únicos que tentavam controlar os milhares de fiéis presentes.

Os cristãos compõem cerca de 10% dos 80 milhões de egípcios.

O papa copta foi testemunha de conflitos entre cristãos e muçulmanos em seus últimos meses de vida. O conflito piorou com a queda do ditador Hosni Mubarak, que limitava o impulso dos muçulmanos.

O papa Bento 16 ofereceu orações após saber da morte de Shenouda 3º: "Gostaria de expressar aos membros do Sínodo Sagrado, aos pregadores e aos fieis do Patriarcado, meus mais fortes sentimentos de compaixão fraternal."

Veja imagens do velório do papa Shenouda 3º
folha.com/120781

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.