Índice geral Mundo
Mundo
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Cameron divulga lista com nomes de doadores

Segundo premiê britânico, ex-tesoureiro nunca levou convidados a jantares em sua casa

DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

Para tentar abafar o escândalo de corrupção no qual se viu envolvido, o premiê britânico, David Cameron, divulgou ontem a lista dos doadores "importantes" do Partido Conservador convidados para jantares em sua casa.

O premiê se viu obrigado a confessar que promoveu as festas depois que o tesoureiro do partido, Peter Cruddas, foi flagrado "vendendo" acessos privilegiados ao chefe de Estado. Cruddas pediu demissão no domingo.

Cameron confirmou que convidou doadores para eventos na residência oficial, em Downing Street, e em Chequers, sua casa de campo.

Na lista dos quase 30 doadores, que deram mais de 23 milhões de libras (R$ 66,4 milhões) para sua campanha, estão o ex-tesoureiro do partido Michael Spencer, o milionário David Rowland, o advogado Ian Taylor e o banqueiro Andrew Feldman.

"Nenhum desses jantares esteve destinado a levantar fundos e nenhum desses jantares foi pago pelos contribuintes", garantiu o premiê.

Segundo Cameron, Cruddas "nunca apresentou um nome" para os jantares em sua casa. Ele ainda disse que as declarações de Cruddas são "totalmente inaceitáveis e falsas", e prometeu uma investigação interna do partido.

A oposição, no entanto, não se contentou com as explicações e a promessa de investigação. "Este escândalo mostra a conduta e o caráter do premiê e seu governo", disse o líder trabalhista, Ed Miliband. "Qualquer coisa menos do que um inquérito independente vai deixar uma mancha sobre sua reputação."

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.