Índice geral Mundo
Mundo
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Foco

Em conversa vazada, presidente dos EUA fala do que fará "depois de eleito"

DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

Barack Obama, presidente dos Estados Unidos, foi flagrado ontem dizendo a Dmitri Medvedev, sua contraparte russa, que terá "mais flexibilidade" nas negociações a respeito do escudo antimísseis assim que ele for reeleito para a Casa Branca.

A conversa, em que se mostra confiante para o pleito deste ano, foi vazada ao vivo por um microfone, em Seul.

Republicanos comentaram o incidente, afirmando que Obama tem uma agenda oculta e que, uma vez reeleito, fará concessões aos russos.

"Essa é minha última eleição. Depois da minha eleição, terei mais flexibilidade", disse Obama ao presidente russo, no trecho vazado ontem.

Medvedev, por sua vez, respondeu -em inglês. "Entendo. Vou transmitir essa informação ao Vladimir", em aparente referência ao presidente eleito Vladimir Putin.

Para Mitt Romney, pré-candidato republicano à Presidência, os comentários de Obama representam um "desenvolvimento alarmante" para a política americana.

O sistema de defesa antimísseis vem sendo um ponto de constante atrito entre os Estados Unidos e a Rússia.

Os EUA dizem que o escudo, a ser construído na Europa em parceria com a Otan (aliança militar ocidental), serviria para rebater possíveis ameaças vindas do Irã.

Os russos, porém, afirmam que o intuito é mirar na Rússia e, assim, desestabilizar a balança de poderes global.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.