Índice geral Mundo
Mundo
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Indústria chinesa registra números contraditórios

Dado oficial mostra avanço, mas indicador privado revela quinto mês de contração

DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

Dois indicadores que medem a produção da indústria chinesa mostraram dados opostos para o setor no mês passado.

O indicador oficial mostrou que a indústria da segunda maior economia do mundo teve o maior crescimento em um ano, com um resultado mais forte do que o esperado por analistas.

Apesar do resultado surpreendente, economistas da própria federação responsável pelo índice tentaram minimizar o otimismo.

"O indicador sugere que a atividade econômica na China tem melhorado, mas, na medida em que a demanda no país está fraca,o crescimento da economia pode continuar a se desacelerar", disse o analista Zhang Liqun.

Por sua vez, o indicador da indústria medido pelo HSBC apontou que o segmento se contraiu em março e de forma mais forte que no mês anterior. Por esse índice, a indústria tem cinco meses consecutivos de retração.

Ainda que os resultados sejam diferentes, a economia chinesa continua apontando que não tem mais a mesma força, em parte pela crise na Europa, que diminuiu a sua demanda por importados.

A grande dúvida é se o principal motor da economia mundial caminha para um pouso suave (como indica o dado oficial e como pretendem as autoridades em Pequim) ou para um pouso forçado (como aponta o HSBC).

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.