Índice geral Mundo
Mundo
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Filho de Rupert Murdoch deixa a chefia de TV paga

Herdeiro do magnata sai do comando da BSkyB, maior provedora britânica

Envolvido no escândalo das escutas ilegais, James assumiu que sua presença poderia atrapalhar a empresa

DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

James Murdoch, filho do magnata da mídia Rupert Murdoch, renunciou ontem a mais um alto posto no conglomerado de mídia do pai: a presidência da BSkyB (British Sky Broadcasting), a maior provedora de TV por assinatura do Reino Unido.

Foi a perda mais significativa para James, 39, desde que veio à tona o escândalo das escutas ilegais em jornais do grupo News Corp., em janeiro de 2011. O caçula dos Murdoch se viu envolvido nas denúncias e depôs junto com o pai no Parlamento britânico.

Como consequência, em novembro, saiu da presidência do News Group Newspapers, braço do conglomerado responsável pelos tabloides "The Sun" e "News of the World", pivô do escândalo, que foi extinto em julho.

No fim de fevereiro, renunciou ao posto de presidente da News International, que coordena os produtos impressos do grupo no Reino Unido, incluindo o "The Times".

"Estou ciente de que meu papel como presidente do conselho poderá se tornar um para-raio para a BSkyB e acredito que minha renúncia ajudará a garantir que não haja confusão com os fatos de uma organização separada", disse.

James seguirá como membro não executivo do conselho da provedora e também continuará sendo o vice-presidente de operações do conglomerado News Corp.

Na BSkyB, será substituído por Nicholas Ferguson, antes vice-presidente da provedora. Em seu lugar, assumirá Tom Mockridge, que ocupou também o lugar deixado por James na News International.

O empresário estava há seis anos na presidência da BSkyB, empresa considerada sua menina dos olhos e da qual a News Corp. possui 39% das ações. Nesse período, conseguiu fazer com que a provedora derrubasse a hegemonia da rede pública BBC.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.