Índice geral Mundo
Mundo
Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Chávez pede 'mais vida' a Jesus em missa

"Não me leves ainda", disse venezuelano, que combate um câncer; mandatário fez nova cirurgia em Cuba em fevereiro

Preocupado, Lula tem insistido em que venezuelano venha se tratar no hospital Sírio-Libanês, em São Paulo

CLÁUDIA COLLUCCI
FLÁVIA MARREIRO
DE SÃO PAULO

O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, em tratamento para combater um câncer, pediu a Jesus Cristo mais vida, ainda que "vida dolorosa", em emotiva prece durante uma missa em seu Estado natal, Barinas.

"Dá-me tua coroa, Cristo, que eu sangro. Dá-me tua cruz, cem cruzes, que eu as levo. Mas me dá vida, porque ainda me falta fazer coisas por esse povo e por essa pátria. Não me leves ainda", disse ele, às lágrimas, diante de familiares, em celebração transmitida pela TV estatal.

Chávez retornou na madrugada de ontem de Cuba, onde vem se tratando da doença desde junho, sem revelar detalhes do diagnóstico.

A Folha apurou com fontes próximas ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva que ele está tentando convencer Chávez a vir se tratar no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo. Lula está preocupado porque o estado de saúde do venezuelano teria piorado nos últimos dias.

A interlocutores, Lula disse que Chávez "ficou de pensar" no assunto.

Chávez reluta em vir ao Brasil porque teme que a imprensa revele detalhes da sua doença -ele quer manter esses dados em sigilo.

No ano passado, quando Lula fez pela primeira vez o convite e foi cogitada a possibilidade de ele vir se tratar no Sírio, sua equipe exigiu um forte esquema de segurança. Queria, por exemplo, que todas as pessoas que entrassem no hospital fossem revistadas e que fosse reservado um andar inteiro para ele. As exigências não foram aceitas pelo hospital.

O embaixador da Venezuela no Brasil, Maximilien Arvelaiz, disse ontem que não está previsto que Chávez venha ao Brasil "nas próximas horas e nos próximos dias" nem há conversas em curso com o hospital paulistano.

Anteontem, a Chancelaria venezuelana distribuiu nota relatando uma conversa telefônica entre Chávez e Lula, na qual o venezuelano disse querer vir ao Brasil em breve.

O jornalista venezuelano Nelson Bocaranda, que ganhou fama ao revelar que Chávez tinha câncer enquanto o governo negava, disse que a visita dele a Lula seria "uma fachada" para que ele se submeta a exames mais completos no Brasil.

COMOÇÃO

Chávez diz estar se recuperando de sessões de radioterapia em Havana, após a realização de nova cirurgia, em fevereiro, para retirada de um tumor recidivo na região pélvica. O mandatário nega que a doença tenha se espalhado para outros órgãos.

As declarações de Chávez, que tentará se reeleger presidente em outubro, comoveram jornalistas da TV estatal.

Em sua conta no Twitter, Teresa Maniglia, a chefe de imprensa do palácio presidencial, replicou comentário de uma apoiadora: "Decretamos que ele está saudável".

Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.