Índice geral Mundo
Mundo
Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

EUA terão dois novos consulados em 2014

Anunciadas pela secretária de Estado Hillary Clinton, unidades serão reabertas em Belo Horizonte e Porto Alegre

Americanos investirão US$ 40 mi na reforma de suas representações; medida é divulgada durante visita de Dilma

Paul J.Richards/France Presse
O chanceler brasileiro, Antonio Patriota, e a secretária de Estado dos EUA, Hillary Clinton, no evento em que a abertura dos consulados foi anunciada
O chanceler brasileiro, Antonio Patriota, e a secretária de Estado dos EUA, Hillary Clinton, no evento em que a abertura dos consulados foi anunciada

VERENA FORNETTI
ENVIADA ESPECIAL A WASHINGTON
LUCIANA COELHO
DE WASHINGTON

A secretária de Estado americana, Hillary Clinton, anunciou ontem a reabertura de dois consulados no Brasil. As unidades, hoje fechadas, serão reabertas em Belo Horizonte e Porto Alegre. Além da embaixada em Brasília, os EUA têm hoje consulados em São Paulo, Rio e Recife.

Os dois consulados só devem começar a funcionar em 2014, informou o Departamento de Estado à Folha.

De acordo com a chefe da diplomacia americana, os EUA "trabalham arduamente" para atender à demanda por vistos no Brasil e na China, lugares onde a procura excede a capacidade de processamento das autoridades.

"Estamos tentando facilitar a emissão dos vistos e as viagens [...] e continuar a promover o contato entre as pessoas dos dois países", disse Hillary. Os EUA também anunciaram investimento de US$ 40 milhões na reforma da embaixada e dos consulados já existentes no Brasil.

Desde janeiro, a Casa Branca anunciou uma série de ações para facilitar a concessão de vistos para turistas e empresários brasileiros. Entre as medidas está a possibilidade de que brasileiros "de baixo risco" sejam dispensados da entrevista ao renovar a permissão de entrada.

Durante o encontro dos presidentes Barack Obama e Dilma Rousseff, ontem, Obama lembrou a intenção do governo americano de aumentar em 40%, ainda neste ano, a capacidade de processamento de vistos no Brasil.

O Brasil também deve facilitar as viagens dos cidadãos americanos. Segundo o Ministério das Relações Exteriores brasileiro, "os presidentes revisaram a implementação de medidas para facilitar o fluxo de turistas e executivos entre os dois países".

A possibilidade de dispensar os brasileiros da exigência de visto ao viajar para os EUA -e a retribuição do benefício aos americanos- também foi discutida.

Segundo o Itamaraty, Obama e Dilma se comprometeram a atuar em "estreita colaboração" para essa meta, que requer taxa de vistos negados em 3%. Hoje, são 4%.

Nos três primeiros meses de 2012, a missão diplomática dos Estados Unidos no Brasil processou 296.637 pedidos de visto, 56% mais do que de janeiro a março de 2011. Em 2010, o total de visitantes brasileiros nos EUA saltou 34%.

Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.