Índice geral Mundo
Mundo
Texto Anterior | Índice | Comunicar Erros

Peruanos enfrentam 6º dia presos em mina ilegal

Especialistas que atuaram no caso dos mineiros chilenos, em 2010, estão no local

DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

Um grupo de nove trabalhadores enfrenta o sexto dia de confinamento nas galerias de uma mina artesanal em Ica, no sul do Peru.

Eles se dizem esperançosos de que vão ser resgatados em breve, enquanto recebem alimentos e oxigênio por meio de uma mangueira.

Jesús Capatinta Raymi, um dos nove mineiros, disse ontem que todos estão bem de saúde e bom ânimo.

A mina artesanal Cabeça de Negro explora cobre e fica no distrito de Yauca del Rosario, nas proximidades de Ica, e é uma nas quais atuam cerca de 100 mil mineiros artesanais -também chamados de ilegais ou informais-, quase sempre sem as condições de segurança recomendadas.

O governo do Peru solicitou apoio de grandes companhias mineiras para ajudar no resgate, que sofreu percalços no fim de semana por conta de desabamentos.

Ao local também chegaram especialistas do Chile, que trabalharam no planejamento do resgate no caso dos 33 mineiros, em 2010.

SENDERO LUMINOSO

Enquanto isso, na região de Cusco, um grupo de trabalhadores da empresa sueca Skanska, que trabalha na indústria de gás, foi feito refém por supostos guerrilheiros remanescentes do grupo Sendero Luminoso. Segundo a polícia, os criminosos liberaram 23 trabalhadores, mas ainda mantêm sete cativos.

Texto Anterior | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.