Índice geral Mundo
Mundo
Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Eleições EUA

Santorum desiste e abre caminho a Romney

Ultraconservador abandona disputa pela candidatura à Presidência representando o Partido Republicano

Ex-senador estava em queda nas pesquisas; ele citou como motivo da desistência a piora da saúde de sua filha

LUCIANA COELHO
ENVIADA ESPECIAL A BOSTON

Em queda nas pesquisas e com uma filha pequena doente, o ex-senador ultraconservador Rick Santorum encerrou ontem sua campanha pela Casa Branca da mesma maneira que a iniciou, em janeiro, ao vencer a prévia do Estado de Iowa: em tom emocional e com lágrimas.

O anúncio dá a largada na campanha eleitoral de fato nos EUA ao deixar o ex-governador de Massachusetts Mitt Romney, um conservador moderado que já era o favorito, sem rival de peso para ser adversário do presidente Barack Obama em novembro, após meses de disputa fratricida.

Santorum escolheu como palco a cidade de Gettysburg, em sua Pensilvânia natal, campo da mais sangrenta batalha da Guerra Civil americana, em 1863, e seu ponto de virada, pondo fim às aspirações secessionistas do sul.

"Tomamos uma decisão na nossa mesa de jantar no início e, neste fim de semana, tomamos outra", disse Santorum ladeado pela mulher e os filhos mais velhos, chorosos. "Vamos suspender nossa campanha hoje, mas não deixaremos de lutar."

O maior motivo citado por ele foi a piora da saúde de sua filha Isabella, 3, que tem trissomia do cromossomo 18. A anomalia genética -ela nasceu com três cromossomos 18, em vez de dois- afeta o desenvolvimento pré-natal, e poucos pacientes sobrevivem além do primeiro aniversário.

A menina já foi hospitalizada duas vezes nesta campanha. A última, da qual foi liberada anteontem, com pneumonia. "Obrigado pelas preces por nossa família, sobretudo por Bella", disse Santorum em e-mail a simpatizantes. "Como o pai, ela é uma lutadora."

Caçula de sete filhos, Bella não é a única razão para a saída do ex-senador. Santorum tinha obtido, nas rodadas de prévias estaduais, metade dos votos de Mitt Romney para obter a candidatura na convenção partidária em agosto, e crescia a pressão pela renúncia.

Seus números nas pesquisas vinham caindo, e mesmo uma crucial vitória na prévia do próximo dia 24 na Pensilvânia, seu berço político, era duvidosa. O caixa de campanha também diminuiu.

Ainda assim, Santorum era o mais forte adversário de Romney e catalisava o voto ultraconservador que ainda rejeita o favorito. Seguem na disputa o ex-presidente da Câmara Newt Gingrich e o deputado Ron Paul, sem expressão nas pesquisas.

Minutos após o anúncio, Romney disse em comunicado que o ex-rival é um "competidor capaz e valoroso" e o parabenizou pela campanha.

Pediu, também, união contra Obama: "[Santorum] provou ser uma voz importante em nosso partido e nosso país, e ambos reconhecemos que o mais importante é deixar para trás o fracasso dos últimos três anos".

Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.