Índice geral Mundo
Mundo
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Falta de títulos seguros ameaça economia, afirma FMI

Crise da dívida reduz a credibilidade dos bônus emitidos pelos governos, sustenta relatório da instituição

VERENA FORNETTI
DE NOVA YORK

Para o FMI (Fundo Monetário Internacional), a escassez de títulos de investimento seguros pode causar novas ameaças à economia global, já pressionada pela dificuldade dos países desenvolvidos em sustentar o crescimento e pela desaceleração de mercados emergentes.

Segundo o órgão internacional, a crise da dívida dos governos diminuiu a credibilidade de títulos do Tesouro. "A crise financeira [...] reforçou a noção de que não existe ativo que possa ser visto como verdadeiramente seguro."

A avaliação foi apresentada ontem pelo FMI, que revelou parte do "Relatório sobre Estabilidade Financeira Global", cuja íntegra será divulgada na reunião de primavera do organismo. O encontro ocorre a partir do dia 20 em Washington, nos EUA.

"No futuro, haverá demanda crescente por títulos seguros, mas poucos estarão disponíveis. Isso aumentará o preço a pagar pela segurança nos mercados globais."

De acordo com o FMI, no mundo os ativos seguros -como os títulos do governo com grau de investimento (chancela dada por agências de risco a bons pagadores) e ouro- totalizam US$ 74,4 trilhões. Até 2016, caso os governos continuem a tomar empréstimos no ritmo atual, esse total pode registrar queda de 16%.

APOSENTADORIA

O FMI também pediu que os países elevem a idade mínima para a aposentadoria. Para o órgão, o aumento na expectativa de vida deve provocar alterações automáticas nas regras de pensões. "O risco ligado à longevidade é um tema que exige mais atenção e que tem sido subestimado", diz o informe.

Para o economista Erik Oppers, coordenador do relatório do FMI, mecanismos automáticos de correção da idade de aposentadoria diminuiriam a dificuldade política que os governos enfrentam ao tentar modificar leis vigentes para reduzir o deficit.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.