Índice geral Mundo
Mundo
Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Brasil alertará sobre risco na Venezuela

Consulado brasileiro em Caracas dará instruções para turistas se protegerem em aeroporto e em viagem por terra

Sequestros por taxistas piratas e achaques são comuns no país, que detém a mais alta taxa de homicídio na região

Leo Ramírez 30.mar.2012/France Presse
Policial patrulha favela do Petare, no leste de Caracas, a maior do país; violência é um dos temas principais da eleição
Policial patrulha favela do Petare, no leste de Caracas, a maior do país; violência é um dos temas principais da eleição

FLÁVIA MARREIRO
DE SÃO PAULO

O Brasil vai alertar turistas nos próximos dias a respeito da violência na Venezuela, detentora da maior taxa de homicídio da América do Sul.

O Consulado Geral do Brasil em Caracas promete publicar em sua página web (cgcaracas.itamaraty.gov.br) instruções de segurança para os que ingressam pelo Aeroporto Internacional Simón Bolívar, a 40 km da capital, e para quem viaja por terra, cruzando a fronteira de Roraima com o país.

No caso do aeroporto, o mais frequente são sequestros e sequestros-relâmpago. Muitas vezes os passageiros se tornam vítimas no hall de desembarque, assediados por táxis piratas e cambistas.

Na fronteira e na estrada, o problema tem sido achaques de policiais (ou criminosos que se fazem passar por policiais) que exigem propina dos turistas para deixá-los passar. Se não atendidos, os criminosos ameaçam prender os viajantes ou forjar flagrantes de posse de drogas.

A rota Boa Vista-Santa Helena até a cidade de Puerto Ordaz, no litoral, é a preferida dos turistas de Roraima para chegar a praias famosas, como as da ilha Margarita.

O fluxo de brasileiros tem sido maior, segundo autoridades diplomáticas, e uma das razões é a força do real ante a moeda local -R$ 1 vale cinco bolívares no câmbio não oficial.

Ocorrências de crime na estrada, que na Venezuela não tem administração nacional, levaram autoridades brasileiras a pedir reunião com o Ministério do Turismo venezuelano neste mês.

O comunicado do consulado brasileiro deve recomendar aos turistas que chegam por avião a contratar apenas táxis oficiais (camionetes pretas) e evitar cambistas. A instrução preferencial será combinar o traslado com o hotel ou conhecidos na cidade.

No fim de março, uma mensagem de alerta a turistas pela violência feita pelo governo dos EUA -o link está disponível na página da embaixada americana em Caracas- irritou o presidente venezuelano, Hugo Chávez.

"Está demonstrada a sincronia do império ianque com a oposição", disse, na TV.

A violência, problema número 1 segundo pesquisas de opinião, é um tema da eleição presidencial, em 7/10.

Nos últimos meses, sequestros e crimes contra diplomatas também atraíram atenção externa. Foram quatro desde o ano passado.

O sequestro de um diplomata da Costa Rica na semana passada levou o governo a anunciar reforço na segurança de embaixadas. A do Brasil recebeu mais um policial.

Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.