Índice geral Mundo
Mundo
Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

EUA se unem à Espanha contra Argentina

Governo americano critica Buenos Aires pela nacionalização da YPF, empresa controlada pela espanhola Repsol

Chanceler espanhol diz que Hillary Clinton classificou o projeto como uma 'violação' do direito internacional

Jacquelyn Martin/Associated Press
A secretária de Estado Hillary Clinton cumprimenta o chanceler espanhol, José Manuel García-Margallo, em Bruxelas
A secretária de Estado Hillary Clinton cumprimenta o chanceler espanhol, José Manuel García-Margallo, em Bruxelas

SYLVIA COLOMBO
DE BUENOS AIRES

O governo dos EUA respaldou a Espanha no atrito com a Argentina desencadeado pela intervenção estatal na petrolífera YPF e pelo projeto de nacionalizá-la, anunciados na última segunda pela presidente Cristina Kirchner.

A expropriação atinge os 51% de ações da YPF que pertencem à espanhola Repsol. A Argentina acusa a empresa de não investir o necessário, gerando riscos de desabastecimento; a Repsol nega.

"Esse tipo de ação pode afetar de forma adversa o clima de investimentos para os negócios dos EUA e empresas de outros países", disse Mark Toner, porta-voz adjunto do Departamento de Estado.

O principal assessor da Casa Branca para a América Latina, Dan Restrepo, ecoou Toner e instou os argentinos a cumprirem com as suas "obrigações internacionais".

Após discutir o tema com a secretária de Estado dos EUA, Hillary Clinton, o chanceler espanhol, José Manuel García-Margallo, disse que Hillary qualificou a nacionalização da YPF como "violação" do direito internacional.

Robert Zoellick, presidente do Banco Mundial, chamou de "erro" a decisão e disse ser preciso vigiar atos nacionalistas e protecionistas.

O ministro do interior argentino, Florencio Randazzo, disse que a Casa Rosada "toma decisões pensando nos argentinos, e não no que pensam os EUA ou os espanhóis".

O comércio entre Argentina e EUA caiu muito nos últimos anos. Hoje, representa 5% das exportações argentinas e 11% das importações, contra 10% e 18% em 2001.

Ontem, a Standard & Poor's rebaixou a nota de crédito da Repsol de BBB a BBB-. Para a agência, a nacionalização vai deteriorar significativamente o balanço da petroleira.

BRASIL

O ministro Edison Lobão (Minas e Energia) voltou a defender a estabilidade da relação com a Argentina e disse que a ação na YPF não inibe investimentos no continente.

Hoje, ele se reúne com o ministro do Planejamento argentino, Julio De Vido, e pode tratar do pedido de Cristina para que a Petrobras eleve investimentos em seu país.

Sobre o cancelamento de uma das licenças da Petrobras na Argentina, em março, Lobão disse que foi um ato de uma província (Estado).

Colaborou SOFIA FERNANDES, de Brasília
Com agências de notícias

Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.