Índice geral Mundo
Mundo
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Eleições EUA

Virtual candidato, Mitt Romney já busca sua opção de vice

Lista de potenciais companheiros de chapa do republicano inclui governadores e nomes em ascensão no partido

LUCIANA COELHO
DE WASHINGTON

Com sua candidatura à Presidência dos EUA definida, o republicano Mitt Romney já iniciou a busca por um companheiro de chapa que minimize seus defeitos e reforce suas qualidades.

A lista de potenciais candidatos a vice é extensa e inclui de sobrenomes ilustres a jovens em ascensão e políticos experientes mas de pouca visibilidade.

O processo, minucioso, foi iniciado na última semana para evitar o erro cometido com a despreparada Sarah Palin em 2008.

Na última semana, colunistas políticos e estrelas do partido catapultaram o senador por Ohio Rob Portman, sujeito de pouco carisma, mas com experiência política e passagem pelo Escritório de Orçamento da Casa Branca que serviriam para amplificar a mensagem de Romney (foco na economia).

Além disso, o desconhecido Portman mostrou boa química com o candidato, e seu perfil discreto não ameaçaria ofuscar o insosso companheiro de palanque. Pesa ainda o fato de ele vir de um Estado-pêndulo, cuja preferência partidária varia a cada eleição e pode definir o pleito.

Do outro lado do espectro, mas também de um Estado-chave, está o senador pela Flórida Marco Rubio.

Em seu primeiro mandato nacional, Rubio tem conseguido atenção com seu discurso fortemente conservador na área fiscal, mas mais tolerante na social, e seu apelo ao eleitorado latino que pode ajudar a definir esta eleição. Jovem, bonito, eloquente e carismático, tropeça, porém, na falta de experiência -com sinais trocados, muito lembra outro jovem ex-senador, Barack Obama.

No segundo pelotão correm Chris Christie, o falastrão mas carismático governador de Nova Jersey, que poderia atrair para Romney o eleitorado mais conservador que resiste ao moderado ex-governador de Massachusetts, e Paul Ryan -jovem, mas com a experiência de chefiar a importante comissão de Orçamento da Câmara.

Com menos apelo mas também menor potencial de gafes (e vindos de Estados mais conservadores onde Romney patina) estão Bob Jindal, da Louisiana, e Tim Pawlenty, de Minnesota.

VOTO FEMININO

Já a governadora da Carolina do Sul, Nikki Haley, ou a do Novo Mexico, Susana Martínez, poderiam romper a resistência feminina ao candidato.

Fecham a lista dois nomes ligados ao ex-presidente George W. Bush, mas paradoxalmente populares: seu irmão Jeb, ex-governador da Flórida e um centrista pelos parâmetros atuais do partido, e a ex-secretária de Estado Condoleezza Rice.

Nenhum dos dois, porém, mostrou vontade de concorrer -Jeb nutre pretensões maiores e Condoleezza prefere se manter longe da política, embora pesquisa da CNN a tenha posto no topo da lista do público.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.