Índice geral Mundo
Mundo
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Barco afunda em rio da Índia e pelo menos 105 pessoas morrem

Superlotação e condição do tempo causaram naufrágio, diz polícia

DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

Pelo menos 105 pessoas morreram e outras 95 estão desaparecidas depois que um barco superlotado se partiu em dois e naufragou ontem em um rio do nordeste da Índia, segundo a polícia local.

Cerca de 150 pessoas foram resgatadas ou conseguiram se salvar nadando até a costa, depois que o barco afundou no rio Brahmaputra, no Estado de Assam. Segundo a polícia, 350 passageiros estavam na embarcação.

Eles eram, em sua maioria, agricultores. Muitos passageiros estavam sentados no teto do barco.

Ontem, os fortes ventos e a chuva intensa impediam o trabalho das equipes de salvamento. "Nossas tentativas de salvamento foram prejudicadas pelas péssimas condições meteorológicas. Continua chovendo forte e há quase visibilidade zero na área", disse o policial P.C. Saloi, envolvido nas buscas.

As operações de resgate foram canceladas ontem à noite e estavam previstas para recomeçar hoje de manhã.

A ventania colocou abaixo árvores, que bloquearam estradas e impediram a chegada de caminhões que levavam equipes de socorro.

Além dos passageiros, a embarcação estava superlotada de carregamento, especialmente sacas de arroz, afirmou o policial Saloi. Segundo ele, o barco não possuía botes nem coletes salva-vidas.

"Pude ver gente sendo arrastada pela correnteza do rio", disse Rahul Karmakar, que sobreviveu ao naufrágio.

O primeiro-ministro indiano, Manmohan Singh, que representa o Estado de Assam na câmara alta do Parlamento, disse que estava "chocado e abalado" pelo acidente.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.