Índice geral Mundo
Mundo
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Fuga de advogado tensiona relações entre China e EUA

DE PEQUIM

O extremo cuidado com que os EUA estão lidando com o caso do advogado de direitos humanos cego Chen Guangcheng fez com que até o presidente Barack Obama se recusasse a comentar a situação.

Em entrevista coletiva em Washington, Obama disse que estava "consciente" da fuga, mas não confirmou a informação de que ele está sob a proteção da diplomacia americana em Pequim.

O presidente pediu, também, "melhorias" nos direitos humanos na China.

Anteontem, o secretário de Estado americano assistente para o Leste da Ásia, Kurt Campbell, chegou em sigilo a Pequim para negociar uma solução.

Os dois países vivem momentos delicados: nos EUA, Obama tenta a reeleição. Já Pequim renovará a cúpula do governo pela primeira vez em dez anos, mas o partido demonstra fissuras entre uma ala conservadora e outra mais aberta.

O impasse em torno de Chen, preso por sete anos após defender mulheres forçadas a abortos e esterilizações devido à "política do filho único", deve marcar a reunião bilateral de alto nível desta semana.

Amanhã, desembarcam em Pequim a secretária de Estado, Hillary Clinton, e o secretário do Tesouro, Timothy Geithner.

(FM)

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.