Índice geral Mundo
Mundo
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Grécia tem última chance para formar governo de coalizão

Líderes se reúnem hoje com presidente para tentar evitar que nova eleição seja convocada

DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

O líder do partido socialista Pasok, Evangelos Venizelos, devolveu ontem oficialmente ao presidente grego, Karolos Papoulias, o mandato para a formação de um governo. Com isso, o país ruma para uma nova eleição.

A última tentativa de evitar um novo pleito -que pode trazer mais turbulências para a abalada economia grega- ocorre hoje, quando o presidente se reúne com os líderes dos sete partidos que têm cadeira no Parlamento.

Antes da desistência dos socialistas, os dois partidos mais bem votados no pleito da semana passada, Nova Democracia e Syriza, também fracassaram na formação de um governo de coalizão -o que é necessário, já que nenhuma sigla conseguiu as cadeiras exigidas para liderar sozinha o país.

As conversas com as lideranças podem, teoricamente, durar até o dia 17, quando iniciam as sessões do novo Parlamento. Na prática, porém, elas devem durar no máximo três dias. Há chances de que sejam encerradas hoje.

Caso mais um fracasso se confirme, novas eleições serão convocadas e devem ocorrer ou no dia 10/6 ou em 17/6.

Pesquisa divulgada ontem mostra a liderança da frente esquerdista Syriza, contrária aos termos do pacote de austeridade internacional acordado pela Grécia em troca do auxílio financeiro ao país.

O partido conta com 25,5% das intenções de voto, quase nove pontos percentuais mais do que recebeu na eleição do último dia 6, quando terminou em segundo lugar.

A Nova Democracia, sigla mais votada no pleito, também subiu (de 20,3% para 21,7%), assim como os socialistas do Pasok, que passariam de 12,6% para 14,6%.

Um dos partidos que perderam apoio, segundo a pesquisa, foi o neonazista Aurora Dourada (hoje dono de 21 cadeiras), que cairia de 7% para 4% em nova eleição.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.