Índice geral Mundo
Mundo
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Eleições EUA

Após aceno aos gays, Obama corteja o apoio das mulheres

Em faculdade que só aceita meninas, presidente diz a formandas que elas poderão moldar o destino do país

Democratas acusam rivais republicanos de fazerem guerra contra mulheres, por restrição a direitos reprodutivos

Mandel Ngan/France Presse
Obama cumprimenta estudante antes de iniciar discurso em faculdade de Nova York
Obama cumprimenta estudante antes de iniciar discurso em faculdade de Nova York

VERENA FORNETTI
DE NOVA YORK

Menos de uma semana depois de declarar apoio ao casamento gay, o presidente dos EUA, Barack Obama, visitou Nova York para discursar para formandas do Barnard College, faculdade de elite que só aceita meninas, e para homossexuais em um evento promovido pelo cantor Ricky Martin.

Na instituição de ensino, Obama encorajou as estudantes a se tornarem líderes e superarem as limitações que a economia fraca do país impõe. "Não acreditem quando disserem que não é possível."

"Vocês agora estão prontas para fazer deste o século em que as mulheres não só moldam o próprio destino, mas o destino de toda a nação", disse o democrata, que concorre à reeleição em novembro e busca o voto das mulheres, que será decisivo nesta eleição presidencial.

Os democratas acusam os republicanos de fazer uma "guerra contra as mulheres" ao tentar restringir direitos relacionados à contracepção -por exemplo, a distribuição de pílula do dia seguinte.

A decisão de Obama de falar em Barnard, e não em Columbia, onde ele se graduou, surpreendeu alunos.

Muitíssimo aplaudido pelas alunas, Obama falou da infância, dos exemplos que recebeu da mãe e da avó e da influência positiva que a personalidade autoconfiante de Michelle Obama exerce sobre as filhas Sasha e Malia.

Também abordou temas caros à campanha, entre eles a ampliação do acesso ao ensino superior e a promoção de um sistema de saúde mais igualitário e inclusivo.

Após o evento em Barnard, Obama iria a eventos organizados pela comunidade gay para arrecadar fundos.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.