Índice geral Mundo
Mundo
Texto Anterior | Índice | Comunicar Erros

Repercussão

Mario Vargas Llosa, escritor e Nobel de Literatura
"Seus contos, romances e ensaios se inspiram principalmente na história e na problemática do México, mas ele foi um homem universal, que conheceu muitas literaturas, em muitas línguas, e que viveu de maneira comprometida todos os grandes problemas políticos e culturais do seu tempo."

Fernando Henrique Cardoso, ex-presidente
"Carlos Fuentes foi um dos maiores escritores não só do México, mas universais. Seus primeiros e famosos livros, 'A Morte de Artemio Cruz' e 'A Região Mais Transparente', lançaram-no mundialmente. Continuou escrevendo bem até o fim. 'A Cadeira da Águia', um de seus últimos livros, por exemplo, além de ser boa novela, é uma obra que desvenda o poder em certa fase do México. Fomos colegas na Universidade Brown, no Foro Latinoamericano e, mais recentemente, na Comissão Global sobre Drogas. Carlos era um gentleman; deixa saudades entre os amigos e respeito em toda parte."

Pilar del Rio, viúva do escritor José Saramago
"Era um amigo de uma generosidade sem limite. Desde que apresentou Saramago aos escritores mexicanos, meu marido se sentiu mexicano, graças a ele, e muito vinculado a esse país."

Ana Maria Machado, presidente da ABL
"Foi emblemático do boom latino-americano e deixou obras com marca muito forte, 'A Morte de Artemio Cruz', 'Gringo Velho'. Era um pensador, com reflexões profundas sobre a América Latina. Não desaparece tão facilmente. Permanecerá."

Nélida Piñon, escritora e integrante da ABL
"Que tristeza. Era meu amigo íntimo desde 66, eu o trouxe pela primeira vez para a ABL quando era presidente, no primeiro centenário da academia, em 1997. Era um intelectual por excelência e um criador, capaz de exercitar a grande tradição literária e dominar os procedimentos narrativos mais contemporâneos, porque era um grande leitor."

Texto Anterior | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.