Índice geral Mundo
Mundo
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Irã anuncia ter eliminado vírus atribuído a Israel

Ferramenta que visa o furto de informações atingiu o setor do petróleo, segundo regime

SAMY ADGHIRNI
DE TEERÃ

O Irã anunciou ontem ter eliminado de sua rede informática um vírus tido por analistas como um dos mais sofisticados e poderosos já registrados e cuja criação é atribuída a Israel ou aos EUA.

O vírus Flame visa o furto de dados e aparenta ser parte de uma guerra clandestina contra o Irã que já incluiu um ciberataque de consequências devastadoras em 2010.

"O vírus penetrou alguns setores. Um deles foi o do petróleo", disse Gholam Reza Jalili, chefe de uma unidade militar de combate a sabotagem.

O vice-ministro da Comunicação e Informação Tecnológica, Ali Hakim Javadi, afirmou que um antivírus produzido por peritos iranianos já havia removido o Flame dos computadores do governo.

Segundo a Associated Press, o vírus foi detectado há um mês pelo regime.

O vírus obrigou o Irã a cortar toda a conexão de internet do Ministério do Petróleo e a fechar válvulas de oleodutos cruciais para exportação, hoje reabertas.

Embora nunca confirme oficialmente ações de sabotagem que lhe são atribuídas, Israel deixou no ar um possível envolvimento. "É razoável achar que qualquer um que enxergar a ameaça iraniana como significativa irá seguir vários passos, inclusive esse", disse anteontem o vice-premiê Moshe Ayalon.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.