Índice geral Mundo
Mundo
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Israelenses devolvem 91 corpos de palestinos

Cadáveres eram de mortos em ataques; Israel diz que gesto visa retomar negociação de paz

DE JERUSALÉM

O governo israelense entregou ontem à Autoridade Nacional Palestina os corpos de 91 palestinos mortos em ataques nos últimos 40 anos.

Os 91 palestinos, que morreram em atentados terroristas suicidas ou outros ataques a israelenses, haviam sido sepultados em covas numeradas no vale do Jordão.

Israel disse que o "gesto de boa vontade" prova que está pronto a retomar negociações de paz com os palestinos.

"Esperamos que o gesto humanitário sirva para construir confiança e pôr o processo de paz de volta nos trilhos", disse Mark Regev, porta-voz do governo israelense.

A negociação está virtualmente parada desde o fim de 2008, início da ofensiva israelense contra o grupo islâmico Hamas na faixa de Gaza.

Os palestinos mortos foram recebidos como heróis numa cerimônia com a presença do presidente da ANP, Mahmoud Abbas, em Ramallah (Cisjordânia), para onde foram 79 dos corpos.

Em Gaza, os demais 12 corpos tiveram a recepção de dezenas, entre eles parentes dos mortos, e uma salva de 21 tiros de policiais do Hamas.

O gesto de boa vontade dificilmente terá o efeito desejado por Israel. Na véspera, Abbas culpou a recusa israelense em congelar a construção de assentamentos nos territórios ocupados pela paralisação das negociações.

Ehud Barak, ministro israelense da Defesa, disse que, se não houver avanço via diálogo, Israel poderá tomar "ações unilaterais" para demarcar suas fronteiras, numa repetição da retirada de Gaza, em 2005.

(MARCELO NINIO)

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.