Índice geral Mundo
Mundo
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Bolívia confirma asilo a senador da oposição

Governo brasileiro age nos bastidores para evitar conflito com presidente Evo Morales

DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

O chanceler da Bolívia, David Choquehuanca, confirmou ontem ter recebido comunicação oficial do governo brasileiro sobre o asilo político concedido ao senador Roger Pinto, opositor do presidente Evo Morales.

Mas afirmou que ainda espera reverter a decisão, com o envio às autoridades brasileiras de documentos que detalhariam os processos judiciais contra Pinto no país.

O senador, a quem Morales chama de "delinquente", está refugiado na Embaixada do Brasil em La Paz há cerca de duas semanas.

O Brasil acionou todos os seus canais de comunicação e suas autoridades em contato com a Bolívia para tentar evitar um litígio diplomático com o país de Morales.

A ordem da presidente Dilma Rousseff é manter "diálogo permanente" e evitar um bate-boca com La Paz.

O Planalto ordenou que nenhum oficial brasileiro reaja às críticas de autoridades bolivianas e, nos bastidores, tente convencer a nação vizinha de que o episódio não significa reparo ao governo.

Oficialmente, o Itamaraty busca explicar o asilo a Pinto como algo pontual e parte de uma tradição nacional. O caso pode ser tratado por Morales e Dilma durante encontro, ainda não confirmado, na conferência Rio+20.

Colaborou NATUZA NERY, de Brasília

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.