Índice geral Mundo
Mundo
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Paul Krugman

Fora, Romney

Republicano reclama de plano de reforma da saúde igual ao que ele promoveu em Massachusetts

SE OS EUA fossem um país melhor, Mitt Romney estaria disputando a Presidência tomando como plataforma sua maior realização quando governou Massachusetts: um plano idêntico em todos os aspectos importantes à reforma da saúde promovida pelo presidente Obama.

Aliás, a reforma realizada em Massachusetts vem funcionando muito bem e conta com grande apoio popular.

Na verdade, porém, não é assim que Romney vem agindo; ele denunciou a Corte Suprema por sustentar a constitucionalidade de um plano de reforma da saúde igualzinho ao que promoveu.

O argumento que ele vem usando para justificar sua escolha para a Presidência depende, em lugar disso, da alegação de que, como empresário, sabe criar empregos.

Isso significa, portanto, que embora a direção de campanha de Romney possa não gostar da ideia, a carreira empresarial dele se torna assunto legítimo de discussão.

Como é que Romney ganhou todo aquele dinheiro? Será que as coisas que aprendeu como executivo são prova de que aquilo que é bom para a Bain Capital é bom para o país? E a resposta é não.

A verdade é que mesmo que Romney fosse um verdadeiro capitão de indústria, um Andrew Carnegie da era moderna, sua carreira não o teria preparado para dirigir a economia nacional.

Um país não é uma empresa (a despeito da globalização, os Estados Unidos ainda vendem em seu território 86% daquilo que produzem), e as ferramentas de política macroeconômica -taxas de juros, alíquotas tributárias, programas de gastos públicos- não são comparáveis aos instrumentos de uma empresa. Vale mencionar que Herbert Hoover (presidente entre 1929 e 1933, os piores anos da Depressão) foi um empresário de sucesso, à moda clássica.

E Romney nunca foi um desses empresários.

A Bain não constrói negócios, mas os compra e vende. Ocasionalmente suas aquisições resultaram em novas contratações. Na maioria dos casos, resultaram em demissões, cortes de salário e perdas de benefícios.

Duas semanas atrás, o jornal "Washington Post" reportou que a Bain havia investido em empresas cuja especialidade era ajudar outras companhias a transferir empregos ao exterior.

A direção de campanha de Romney perdeu as estribeiras exigindo -sem sucesso- que o jornal se retratasse com base em um documento "factual" nada convincente formado em boa parte por depoimentos de executivos.

O mais interessante é que a direção de campanha tenha insistido em que o jornal estava fornecendo informações incorretas aos seus leitores por não distinguir entre terceirização offshore, ou seja, transferência de empregos ao exterior, e simples terceirização, que significa transferir a uma empresa contratada serviços que a companhia teria realizado por conta própria.

Em resumo, o que é bom para a Bain Capital definitivamente não foi bom para os Estados Unidos. Como afirmei no começo, a campanha de Obama tem todo direito de apontar para esse fato.

Tradução de PAULO MIGLIACCI

AMANHÃ EM MUNDO
Clóvis Rossi

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.