Índice geral Mundo
Mundo
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Londres detém 7 suspeitos de terrorismo

Com ação, sobe para 13 o número de prisões desse tipo a três semanas dos Jogos Olímpicos na capital britânica

Autoridades negam, porém, que os detidos planejassem atentados; risco de ameaça é tido como 'substancial'

DE LONDRES

A três semanas da cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos de Londres, a polícia britânica divulgou ontem a detenção de sete suspeitos de atividades terroristas no Reino Unido.

Com isso, chegou a 13 o número de detenções divulgadas nos últimos três dias por acusações de envolvimento com o terrorismo -uma das maiores preocupações dos organizadores da Olimpíada, que terá o maior aparato de segurança da história do país em tempos de paz.

Apesar disso, as autoridades negam que os suspeitos tenham planejado atentados para o evento.

Os sete suspeitos foram presos durante ações que começaram no sábado passado, quando a polícia parou um veículo que trafegava em rodovia britânica por acreditar que o condutor não teria seguro para o carro.

Em inspeção, as autoridades localizaram armas de fogo e munição no interior do veículo, levando à prisão do motorista e de outras seis pessoas no decorrer da semana.

Atualmente, o risco de ameaça à segurança nacional é avaliado como "substancial", o que significa que um ataque terrorista tem grandes possibilidades de acontecer.

A nota atual é um nível menor do que a mantida pelo Reino Unido após os atos terroristas de julho de 2005 em Londres, que causaram a morte de 52 pessoas.

Anteontem, a polícia britânica prendeu outras seis pessoas por suspeitas de preparação de ações terroristas. O jornal "The Guardian" relata que alguns dos suspeitos foram detidos perto das instalações do Estádio Olímpico, na zona leste de Londres.

No mesmo dia, as autoridades abordaram um ônibus de passageiros com direção à capital britânica após a denúncia de fumaça suspeita no veículo.

Todos os 48 passageiros foram retirados do ônibus e foram inspecionados por horas pelas forças policiais, que destacaram armas, helicópteros e caminhões dos bombeiros para o local.

Ao final, ficou esclarecido que um dos passageiros estava apenas fumando um cigarro eletrônico escondido.

(RODRIGO RUSSO)

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.