Índice geral Mundo
Mundo
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Eleições EUA

Chicago confronta política de imigrantes

Cidade que é berço político de Obama quer suavizar sua lei sobre o tema; Romney é vaiado ao falar de reforma da saúde

Debate é diferente daquele do Arizona, em que governo do Estado defendia normas mais severas para imigração

JULIA PRESTON
STEVEN YACCINO
DO "NEW YORK TIMES"

As autoridades federais dos EUA enfrentam um novo confronto sobre imigração. O debate envolve, desta vez, o governo de Chicago -razão pela qual ele pode se provar politicamente espinhoso.

O prefeito Rahm Emanuel disse anteontem que vai apresentar um projeto de lei que proibirá policiais da cidade de entregar imigrantes ilegais a agentes federais caso eles não estejam condenados por crimes graves ou sejam alvo de mandatos de prisão.

Em contraste com o confronto entre o governo Obama e as autoridades do Arizona, quase todas republicanas, a nova disputa quanto às políticas de imigração foi iniciada por seu antigo chefe da Casa Civil e por outros aliados democratas do presidente em seu berço político.

No Arizona, autoridades querem que a polícia aplique normas mais severas quanto aos imigrantes do que as definidas pelo governo federal.

Por sua vez, as autoridades de Chicago e do condado de Cook, onde fica a cidade, querem aliviar o impacto das medidas de controle de imigração ao restringir operações da polícia e dos agentes federais.

A iniciativa de Emanuel surgiu depois que o governo federal começou a pressionar o condado de Cook, em setembro, quando autoridades locais adotaram uma ordem que restringia severamente a cooperação da polícia local com agentes federais de imigração.

Os republicanos do Congresso acusaram o governo Obama de duplicidade, porque processou o Arizona quanto às suas regras de imigração, mas não agiu em relação ao condado de Cook.

VAIAS

Mitt Romney, candidato republicano à Presidência, foi vaiado ontem enquanto falava para membros de uma organização da sociedade civil voltada a afro-americanos.

"Se vocês querem um presidente que tornará as coisas melhores para a comunidade afro-americana, vocês estão olhando para ele", disse.

Romney citou entre as medidas a serem tomadas a reversão da reforma da saúde defendida por Obama. Essa é, porém, uma posição impopular entre os negros.

Tradução de PAULO MIGLIACCI

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.