Índice geral Mundo
Mundo
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Cristina pune empresário que fez crítica ao governo

Dono de imobiliária que reclamou de política cambial teve licença cassada

DE BUENOS AIRES

Por conta de uma pressão exercida pelo governo argentino, a Afip (receita federal) suspendeu temporariamente a licença para operar de uma imobiliária portenha, a JT.

O caso teve ampla repercussão porque se originou num discurso de Cristina Kirchner em cadeia nacional.

Na última quarta-feira, a presidente comentou uma reportagem do jornal "Clarín" que dava conta da insatisfação de imobiliárias com as medidas restritivas do governo para a compra de dólares.

No texto, o dono da JT, Jorge Toselli, afirmava que o interesse da clientela por casas e apartamentos vinha caindo.

A presidente, então, declarou que havia pedido que a Afip investigasse as declarações de impostos da empresa. "Essa firma não apresentava declarações de ganhos desde 2007", disse.

A atitude foi criticada pelos jornais opositores e por advogados e juristas, que consideraram que a presidente abusou de suas prerrogativas para expor um cidadão.

O presidente da Câmara Imobiliária Argentina, Néstor Walenten, disse que o setor reagiu com "preocupação". "Se esses são os métodos de administrar um governo, a sociedade deve ter medo."

(SYLVIA COLOMBO)

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.