Índice geral Mundo
Mundo
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Voto de pobreza nos EUA é ser 'radical', diz líder

DE NOVA YORK

Para Simone Campbell, "manter votos de castidade e de pobreza" em uma sociedade como a dos EUA já é "bastante radical". Leia trechos da conversa da freira com a Folha, em que ela cita o "catolicismo progressista" no Brasil.

-

MULHERES FORTES
Somos mulheres fortes, isso é feminismo? Sei que mulheres fortes deixam muita gente nervosa. Mas ser "acusada" de ser radical me faz rir. Vivo sob votos de castidade, de pobreza, de viver em comunhão. Neste país, já é suficientemente radical. E é nossa fortaleza. Jesus Cristo também era acusado de ser radical. Estamos em boa companhia.

VALORES ADORMECIDOS
Ainda estamos sob o efeito da surpresa por todo esse interesse da mídia e avaliando os próximos passos. Acho que tocamos algo profundo, valores que estavam adormecidos -temos que pensar estrategicamente para não perder esse "momentum". Mesmo não católicos foram tocados. Acho que somos autênticas, e as pessoas querem líderes em quem possam confiar.

IGREJA NO BRASIL
Sempre acompanhei os passos dos nossos irmãos progressistas no Brasil, da luta pela terra, pelos mais pobres e de nossa irmã Dorothy Stang na Amazônia. Minha espiritualidade foi enriquecida lendo textos traduzidos do português da Teologia da Libertação.
No Primeiro Mundo, estávamos acostumados à dominação; hoje somos desafiados pela insegurança. O catolicismo no Terceiro Mundo já sabia o que era libertação porque vivia nessa insegurança.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.