Índice geral Mundo
Mundo
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Paquistão

Campanha de vacinação contra a pólio é ameaçada pelo Taleban

DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS - Homens armados feriram ontem, no Paquistão, um funcionário da OMS (Organização Mundial da Saúde) e um consultor também a serviço da ONU.

Eles trabalham na campanha de imunização contra a pólio. Ambos estão internados, em estado de saúde estável, após o veículo em que trafegavam ser alvejado em Karachi, no sul do país.

Apesar de não haver evidência de que foi um ataque para impedir a erradicação da pólio no país, o grupo fundamentalista Taleban proibiu imunizações na região noroeste.

A alegação é de que a imunização é um disfarce para operações de espionagem dos EUA -um médico paquistanês foi preso ao ajudar a CIA a rastrear o terrorista Osama bin Laden por meio de um programa de vacinação contra a hepatite.

A pólio é hoje endêmica em apenas três países: Afeganistão, Nigéria e Paquistão.

Cerca de 200 mil voluntários, a maioria deles paquistaneses, trabalham na campanha -que recebe críticas de clérigos islâmicos no país.

O Paquistão registrou 22 casos de pólio entre janeiro e 10 de julho deste ano. No mesmo espaço de tempo, no ano passado, haviam sido 59.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.