Índice geral Mundo
Mundo
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Ilustrada em cima da hora

Escavação descobre suposta 'Mona Lisa'

Ossada foi encontrada sob piso de convento em Florença onde modelo de Da Vinci viveu até a morte, no século 16

Arqueólogo chefe do projeto é o mesmo que liderou busca por restos mortais de Caravaggio, mestre do barroco

DE SÃO PAULO

Uma equipe de arqueólogos afirmou ter encontrado, sob o piso de um convento em Florença, na Itália, o que seriam os ossos de Lisa Gherardini -a suposta modelo para a tela "Mona Lisa", de Leonardo Da Vinci.

Gherardini era casada com o mercador de seda Francesco del Giocondo -daí a pintura ser conhecida na Itália como "La Gioconda"-, e historiadores dizem acreditar que ela seria a moça retratada no quadro de Da Vinci.

No ano passado, a equipe de arqueólogos começou a escavação no convento de Santa Úrsula, onde ela viveu até sua morte. Inicialmente, foi encontrada uma cripta em que Gherardini teria sido enterrada. Lá, os pesquisadores acharam um crânio aparentemente feminino e fragmentos de ossos.

As pesquisas chegaram a ser interrompidas por falta de verbas. Retomados os trabalhos, um esqueleto humano foi encontrado nesta semana. Cientistas farão testes para verificar se os ossos do esqueleto combinam com o crânio.

Será feito ainda um exame para comparar o DNA dos ossos com os dos restos mortais de dois filhos de Gherardini. A etapa seguinte será tentar reconstruir o rosto da mulher.

"Isso confirma a hipótese de que o convento de Santa Úrsula ainda tem ossos humanos, e não podemos excluir que entre eles estejam os de Lisa Gherardini", disse o arqueólogo Silvano Vinceti, segundo o "Daily Mail".

Vinceti já usara métodos similares na empreitada que resultou na descoberta do que seriam os restos mortais de Caravaggio, mestre do barroco italiano.

A princesa Natalia Gucciardini Strozzi, descendente de Gherardini, esteve presente no local das escavações.

Num primeiro momento, ela afirmara que a busca pelos restos era um sacrilégio. Diante das novas descobertas, no entanto, disse estar emocionada.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.