Índice geral Mundo
Mundo
Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Polícia detona bombas na casa de atirador

Autoridades de Aurora desarmaram as armadilhas deixadas por James Holmes, acusado de matar 12 em cinema

Parte dos moradores do condomínio poderá voltar ao local; nomes das vítimas, entre 6 e 51 anos, foram divulgados

Alex Brandon/Associated Press
Polícia desmonta armadilhas no apartamento de James Holmes.
Polícia desmonta armadilhas no apartamento de James Holmes.

RAUL JUSTE LORES
ENVIADO ESPECIAL A AURORA (COLORADO)

O apartamento do atirador James Holmes, 24, que matou 12 pessoas durante uma pré-estreia do novo filme do Batman, virou um desafio para a polícia de Aurora, no Colorado (EUA).

Holmes abrigava tantos explosivos e material inflamável, que a polícia começou a vasculhar o arsenal usando pequenos robôs. Foram descobertos arames e fios preparados para detonação.

A polícia operou duas detonações controladas no apartamento, em um condomínio de cinco edifícios de dois andares, totalmente esvaziado. Cirúrgica, a operação visou a evitar a destruição das provas.

Holmes programou seu sistema de som para música eletrônica a todo volume entre meia-noite e 1h, no horário em que estava no cinema. Os vizinhos ligaram para a polícia para reclamar do barulho à meia-noite.

"O apartamento estava preparado para matar a primeira pessoa que entrasse", disse o chefe de polícia de Aurora, Dan Oates.

A polícia confirmou a retirada de todo o material explosivo e parte dos moradores deve voltar hoje aos prédios.

Onze dos 58 feridos continuam em estado crítico. A polícia divulgou o nome das 12 vítimas, que têm idade entre 6 e 51 anos.

Duas escolas se tornaram clínicas de atendimento psicológico para sobreviventes e familiares.

O presidente Barack Obama deve ir ao Colorado hoje visitar as famílias.

INVISÍVEL

Ainda no período inicial de investigação, a polícia revelou muito pouco sobre o atirador, que foi detido logo após o massacre.

Ele se apresentou como o Coringa, vilão das histórias do Batman. A polícia divulgou foto em que Holmes aparece com o cabelo laranja.

Californiano de San Diego, ele se mudou há um ano para Aurora para fazer uma pós-graduação em Neurociência em Denver.

O diretor da Faculdade de Medicina da Universidade de Colorado-Denver disse que o estudante estava entre os melhores alunos, mas não fez a inscrição para o próximo semestre.

Ele era invisível nas redes sociais, sem perfil no Facebook ou no Twitter.

A polícia acredita que ele organizou o atentado sozinho. Holmes comprou dois rifles e duas pistolas em lojas da região nos últimos dois meses. Comprou ainda 6.000 balas e material explosivo pela internet, que recebeu em inúmeros pacotes nos últimos quatro meses.

Para a polícia, é evidência de que ele agiu de maneira "calculada e deliberada", embora não se fale em motivos.

Na prisão, ele é mantido em solitária, para sua proteção dos outros detentos.

A revista "Forbes" declarou Aurora a nona cidade mais segura dos EUA entre as acima de 250 mil habitantes.

É uma indistinta cidade do meio-oeste americano, na região metropolitana de Denver, com 325 mil habitantes (o mesmo que São Vicente, no litoral paulista).

Mas parece bem menor, com bairros espalhados de casinhas iguais enfileiradas. As maiores construções são shoppings e hipermercados, separados por autoestradas.

Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.