Índice geral Mundo
Mundo
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Agência ameaça rebaixar nota de títulos alemães

DE LONDRES

A agência Moody's anunciou ontem que os títulos da dívida da Alemanha, a maior economia europeia, da Holanda e Luxemburgo estão em perspectiva negativa -o que indica que podem ser rebaixados em curto prazo.

Os três países, ao lado da Finlândia, ainda contam com a nota máxima emitida pela Moody's e defendem a tese de que a atual crise só será resolvida com maior rigor fiscal.

De acordo com a agência, a decisão tem como base "a crescente incerteza sobre o resultado da crise das dívidas na zona do euro, considerando-se as atuais políticas".

Além disso, destaca a maior probabilidade de a Grécia sair da zona do euro, o que teria impacto em todos os integrantes do bloco, especialmente na Espanha e na Itália, grandes economias em crise.

A agência manteve a perspectiva estável para a Finlândia, considerando que seu sistema bancário é pequeno e voltado para o mercado interno.

Durante as negociações para o pacote de socorro ao governo grego, Alemanha, Holanda, Luxemburgo e Finlândia foram inflexíveis aos pedidos de condições menos severas e fizeram declarações críticas à Grécia.

Ainda que a saída da Grécia da zona do euro não aconteça, a Moody's crê que os países mais ricos, com mais condições de absorver custos, terão de arcar em maior medida que os outros com os resultados dos pacotes de socorro para outras nações.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.