Índice geral Mundo
Mundo
Texto Anterior | Índice | Comunicar Erros

Peru

Gabinete de Humala renuncia em terceira mudança no poder em 1 ano

DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS - O gabinete ministerial do presidente peruano, Ollanta Humala, apresentou ontem ao mandatário sua renúncia.

Às vésperas de completar um ano no cargo, Humala já empossou na noite de ontem os novos integrantes de sua equipe, na terceira mudança no gabinete presidencial desde que assumiu.

O primeiro-ministro, Oscar Valdés, que vinha sendo questionado por sua gestão dos conflitos sociais no país, se "despediu" do cargo por meio de uma mensagem publicada em sua conta no Twitter.

"Estimados amigos, quero compartilhar com vocês o fim de minha jornada pela PCM [presidência do conselho de ministros] agradecendo seu apoio e críticas construtivas", disse.

No seu lugar, assumiu o então ministro da Justiça, Juan Jiménez Mayor, advogado ligado aos direitos humanos.

Ex-oficial do Exército, Valdés foi responsável pela ofensiva, no início deste mês, contra manifestantes que protestavam contra o projeto de mineração Conga, da americana Newmont, na região de Cajamarca, no norte do país.

O enfrentamento deixou cinco mortos. Desde o ano passado, 17 pessoas morreram em protestos pelo país.

Assumiram ainda na noite de ontem os novos ministros de Defesa, Interior, Saúde, Agricultura e Justiça.

Texto Anterior | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.