Índice geral Mundo
Mundo
Texto Anterior | Índice | Comunicar Erros

Foco

Chávez faz cerimônia na TV para apresentar "Bolívar 3D"

Fernando Llano/Associated Press
Hugo Chávez diante do "rosto" de Bolívar, divulgado ontem
Hugo Chávez diante do "rosto" de Bolívar, divulgado ontem

DE SÃO PAULO

O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, apresentou ontem "o verdadeiro rosto" do prócer da independência do país Simón Bolívar (1783-1830): a reconstrução computadorizada da face do herói feita com base em sua ossada, exumada há dois anos.

"A partir de hoje teu rosto verdadeiro [...] brilhará muito mais", disse Chávez, em cadeia obrigatória de TV.

O presidente exibiu duas pistolas que teriam sido de Bolívar. Foram arrematadas num leilão em Nova York e doadas à Venezuela feita pelo empresário Wilmer Ruperti, um dos mais proeminentes "boligarcas", o apelido dado aos homens de negócios que prosperam sob Chávez.

O presidente voltou a dizer que duvida da versão oficial, segundo a qual Bolívar morreu de tuberculose. Ele crê que o prócer foi assassinado. Estudo encomendado pelo governo e divulgado ontem não foi conclusivo a respeito.

Chávez reivindica que seu projeto político vai completar o sonho de independência de Bolívar e o governo não perde oportunidade de promover ligação entre os dois.

Os chavistas escolheram o aniversário do herói ontem para fazer um ato em apoio à candidatura de Chávez à reeleição, em outubro, em mais de cem cidades no mundo.

A inspiração foi o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva que gravou um vídeo para o grupo de partidos de esquerda Foro de S. Paulo neste mês. "Chávez, tua vitória será nossa vitória", disse.

A frase virou o mote do movimento, que no Brasil foi realizado ontem em São Paulo, na sede do PC do B, no centro da cidade.

Texto Anterior | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.