Índice geral Mundo
Mundo
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Escritor se demite por criar declarações nos EUA

Jornalista da "New Yorker", Jonah Lehrer fabricou frases de Bob Dylan para seu livro

DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

O escritor americano Jonah Lehrer, 31, pediu demissão ontem da revista "The New Yorker" após "colocar aspas na boca" do cantor Bob Dylan. Traduzindo o jargão jornalístico, ele mentiu.

A prática é condenada no meio. E Lehrer é reincidente.

Em junho, ele se desculpou por reciclar textos antigos em artigos, blogs e no livro "Imagine: How Creativity Works" -lançado em março pela Houghton Mifflin Harcourt.

Ontem, o jornalista Michael Moynihan publicou um artigo na revista on-line "Tablet" expondo que Lehrer fabricara aspas atribuídas a Bob Dylan em seu livro.

A obra analisa como a neurociência explica o gênio criativo. Mas é uma não ficção.

O trecho inventado está no primeiro capítulo: "'É algo difícil de descrever', disse Bob Dylan sobre seu processo criativo. 'É este sentimento de que você tem algo a dizer.'"

Declarando-se "fanático por Bob Dylan", Moynihan questionou Lehrer, por email, sobre a fonte da declaração. O autor respondeu que seria de uma filmagem cedida pelos representantes do cantor.

"Era uma mentira em um momento de pânico", admitiu Lehrer mais tarde em nota divulgada por sua editora.

Ele anunciou sua demissão e pediu desculpas. Sua editora suspendeu encomendas de exemplares e recolheu do mercado a versão e-book.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.