Índice geral Mundo
Mundo
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Morre britânico John Keegan, 78, reconhecido historiador militar

Sua obra, de mais de 20 livros, acompanha a evolução da guerra

DO “NEW YORK TIMES”

O britânico John Keegan, 78, considerado o mais importante historiador militar de sua era e autor de mais de 20 livros, entre os quais "The Face of Battle", morreu anteontem. A causa da morte não foi informada.

Keegan nunca serviu às Forças Armadas. Contraiu tuberculose ortopédica aos 13 anos e passou os nove anos seguintes em tratamento, cinco dos quais em um hospital.

Como admitiu em "The Face of Battle", jamais esteve "em uma batalha, ou perto de uma, ou a ouvi de longe ou contemplei as consequências do combate depois que ele tivesse terminado".

Mas disse que aprendeu em 1984 "até que ponto um campo de batalha pode ser fisicamente repulsivo" e "teve a sensação do medo", quando serviu como correspondente do jornal "Telegraph" em Beirute durante a guerra civil libanesa.

Sua obra abarca séculos e continentes e, como um todo, acompanha a evolução da guerra e de sua destrutiva tecnologia, mas sem deixar de reconhecer algumas constantes: os terrores do combate e o fardo psicológico imposto aos soldados.

Keegan tinha interesse especial pelas raízes culturais da guerra e, em 1993, em seu clássico estudo "A History of Warfare", indagou: "Por que o homem luta?". A resposta que propõe é a de que o conflito militar é um ritual cultural diante do qual o conceito moderno de guerra total, como a Primeira Guerra, representa uma aberração.

Tratou em seus trabalhos sobre o rei Henrique 5º, da Inglaterra, Napoleão e a máquina militar de Hitler, mas escreveu também sobre a guerra na era nuclear,.

Em "The Iraq War", de 2004, disse, embora a guerra estivesse no começo, que a invasão do Iraque e a derrubada de Saddam Hussein eram justificadas -antes que o conflito se transformasse em uma disputa sectária.

Keegan escreveu copiosas análises militares para jornais e revistas, e tinha uma coluna na revista do "Telegraph" sobre assuntos rurais

Tradução de PAULO MIGLIACCI

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.